LBFA

Com história recente, a Liga Brasileira de Futebol Americano surgiu do desejo de seus idealizadores que acreditavam que a melhor maneira de administrar a competição seria com a criação de uma diretoria, formada por dirigentes das equipes participantes. Com esse intuito, 8 equipes que disputaram o torneio Touch Down de 2009 resolveram criar a LBFA, que surgiu oficialmente no dia 04 de março de 2010.

"Além da promoção do campeonato, a Liga foi criada para que mais um passo fosse dado na direção da profissionalização da gestão dos times. Apesar de o futebol americano ainda ser um esporte amador no Brasil, isso não significa que a gestão deva ser amadora. É por isso que a LBFA exige que todas as equipes afiliadas tenham um CNPJ e dirigentes que representem, organizem e se responsabilizem pela evolução dos seus atletas e do campeonato.

A Liga entende que uma partida de futebol americano é mais que um jogo, é um evento, uma opção a mais de lazer para o público. É esporte e é entretenimento. Primamos pelo bem-estar do público: que ele esteja sempre confortável, que seja bem tratado e que as cerca de três horas que passe assistindo a uma das partidas sejam as mais proveitosas e divertidas possíveis para fãs do esporte e famílias."

Fonte: www.lbfa.com.br

 

Atualmente com 14 equipes, a Liga Brasileira caminha pra sua segunda edição. Em 2011 promete ser um torneio acirrado, e de longe despontam dois favoritos: os finalistas da ultima Liga: Coritiba Crocodiles e Cuiabá Arsenal. Os Crocodiles vem de uma parceria com o Coritiba Football Clube, que contribui para a presença de cerca de 150 atletas no ultimo Try out da equipe, já a equipe de Cuiabá vem de um título inédito e de uma superioridade técnica indescrítivel no Brasil Bowl de 2010. Os rivais dos Crocos em Curitiba, os BrownSpiders, vem de uma péssima fase, onde conseguiram o feito de ficar em ultima colocação no ultimo torneio estadual, porém prometem uma equipe forte e preparada para surpreender em 2011, no ano em que completam 10 anos de história. Acompanhe nota oficial do site da equipe:

"... Reforços estão chegando. Em decorrência do Try Out realizado no último mês de setembro a equipe já conta com 5 novos atletas equipados e treinando. Além destes novos reforços, chegaram também a equipe curitibana os atletas: Douglas Ribeiro (Dreld), Frederick (Taurus) e Gwinytch (Urso) do Foz do Iguaçu Black Sharks, Nilo Tavares do Barigui Crocodiles e Guilhermo do Curitiba Busters. Todos já estão treinando regularmente e buscando uma vaga de titular na equipe."